festas juninas, como surgiram?

digitalizar0001 - Cópia (2)

Uhuu, chegou Junho! Mês de férias, mês das chuvas, mês do friozinho, mês dos namorados, mês do aniversário de duas das escritoras do blog, mês das estreias dos filmes de animações mais legais do ano e mês das comemorações juninas. Ufa…é muita coisa, Junho é bom demais né não?! Mas diz aí, você sabe como sugiram as festas juninas? Não? Então nós vamos te contar!

No Mundo

A origem dessas comemorações se dá desde antes de cristo, povos do hemisfério norte costumavam comemorar a chegada do solstício de verão que marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, isso acontece nos dias 21 ou 22 de junho mas apenas no hemisfério norte. Povos como celtas e egípcios aproveitavam essa época do ano para organizar rituais para comemorar a fartura nas colheitas, esse rituais se repetiram por séculos. Como na Europa a igreja não conseguiu acabar com a tradição pagã, decidiu cristianiza-lá fazendo homenagem a três santos católicos: Santo Antônio 13/06, São João Batista  24/06 e São Pedro 29/06.

No Brasil

Os índios que aqui viviam antes da chegada dos portugueses também costumavam fazer rituais de comemoração no mês de junho, só que por aqui comemoravam a chegada da chuva e do inverno, as festanças eram regadas a muita dança e comida de sobra. A influência dos Jesuítas fez com que os costumes indígenas fosse modificado, se tornando um misto da comemoração já existente com os ritos religiosos católicos, por essa razão nas festas juninas as comidas são típicas receitas nativas. Já os costumes matutos tem a ver com a sociedade brasileira em meados do século 20 onde a maioria da população vivia no campo.

No Nordeste 

O são João é comemorado em todo Brasil, mas o Nordeste é a região onde essa festa típica é mais exaltada. Como nas regiões interioranas do nordeste as secas são intensas os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas que chegam junto com o mês de Junho, além disso as festas juninas alavancam a economia nordestina pela quantidade de turistas que vêm conhecer o são João mais animado do Brasil. O são João no nordeste é a principal época do ano e é comemorado desde festas familiares com quadrilhas improvisadas a eventos grandiosos com competições de quadrinhas estilizadas.

digitalizar0001 - Cópia

Alguns costumes juninos:

Dança

A quadrinha vem da frança, não era exatamente como dançamos hoje mas a essência era a mesma, em festas casais se reuniam e dançavam de acordo com uma coreografia, com o tempo essa coreografia foi adaptada e virou o alavantu, anarriê e o balancê que conhecemos hoje.

Fogueira

Vem da cultura indígena, mas a igreja também tem sua explicação, diz que a fogueira serviu para Isabel, mãe de João, avisar do nascimento do mesmo a Maria, mãe de jesus, que assim pode ver o fogo de longe e ir fazer uma visita ao recém nascido Joãozinho.

Música

Não sei ao certo como foi surgindo, o que sei é que São João só é São João ao som de uma boa sanfona e zabumba!

Simpatias 

Existem várias, soltar balões e pular fogueira são algumas delas. Apesar da época ser de “São João” o santo mais requisitado é o Santo Antônio, que é conhecido como Santo casamenteiro, por isso também é o que mais sofre abusos, desde colocar o coitado de cabeça pra baixo ou no congelador de castigo até o pretendente aparecer.

Comida  

Como falei lá em cima a comida tipica do São João é baseada nas comidas indígenas, em grãos e raízes, incluindo muito milho, batata doce e macaxeira. Com o passar do tempos várias receitas baseadas nesses ingredientes foram surgindo e sendo referência nessa época do ano, alguns exemplos são: arroz doce, bolo de milho, canjica, pamonha, milho cozinhado, e a fogueira não serve só para esquentar o pessoal, serve também pra assar milho e aquele bom e velho queijo de coalho…vou parar por aqui que tá dando água na boca.

digitalizar0001

Pois é, chegou o final do post, agora vocês já estão informados e prontos para curtir o verdadeiro São João. Boas festas, dancem muito, se divirtam e o mais importante comam até se empanzinar!

Edja Oliveira

Anúncios

2 comentários sobre “festas juninas, como surgiram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s